Foto de Gabriele Damasceno
No último domingo, 11/01, o bispo auxiliar da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Gabriel dos Santos Filho visitou a Comunidade do Divino Espírito Santo e presidiu a Celebração da Santa Missa. Na homilia, ele exortou os fiéis presentes a abrirem-se ao Mistério de Amor de Deus, que nos deu Seu Filho como Senhor e Redentor, particularmente nesse momento em que a Comunidade se prepara para tornar-se Paróquia. Aliás, já o é! Segundo Dom Gabriel, a partir da nomeação do pároco, o pe. Caio Silva, o Cardeal Dom Sérgio da Rocha a estabeleceu, restando apenas divulgar a data da sua instalação.
Dom Gabriel é o primeiro bispo negro nascido em Salvador-Ba. A sua nomeação e Ordenação Episcopal (04/07/2025), foram vistas como um marco simbólico para a Igreja local, uma vez que a capital baiana é frequentemente descrita como a cidade com a maior população negra fora da África.
Seu lema é: Se alguém tem sede, venha a mim e beba (Jo 7, 37).
A sua visita à Comunidade do Divino Espírito Santo transcorreu num clima de muita fraternidade. Após a Santa Missa, foi servido um café da manhã, onde Dom Gabriel pode estar com as lideranças dos vários grupos e pastorais que atuam na Comunidade e que agora vão assumir um compromisso ainda maior de fazê-la uma “Paróquia alicerçada na Palavra de Deus, na Eucaristia e na Caridade”, conforme rezaram nesse tempo de preparação e confiaram na Vontade de Deus.




